domingo, setembro 03, 2006

ALONGAMENTO

Alongamento traz muitos benefícios

Corrida, caminhada, musculação, bicicleta, dança. As pessoas fazem de tudo para manter a boa forma. Mas quando se fala em alongamento, lá vem aquela careta. Parece até que é algo dificílimo de ser feito. São poucos os que têm a paciência de alongar diariamente e com vontade.

Para quem não sabe, alongar-se não significa apenas adquirir mais flexibilidade. A prática traz também mais agilidade muscular, melhora a respiração, o sistema digestivo, a circulação, a postura, previne lesões nas articulações e nos músculos e ainda proporciona bem-estar físico e mental e alívio de tensões. Não tem contra-indicações nem restrição de idade.

Muitas pessoas, por exemplo, notam que estão com problemas de flexibilidade quando tentam virar a cabeça para observar os veículos na sua traseira. Outras queixam-se de rigidez matinal ou dores nas articulações após ficarem sentadas por período prolongado. Algumas percebem que estão com problemas depois de andarem em uma subida ou jogarem um pouco de futebol. Tudo isso pode ser falta de alongamento.

"Você pode se alongar com a ajuda de um profissional na academia ou sozinho mesmo se já tiver alguma noção dos movimentos corretos", diz a personal trainer Ana Cristina Ferreira de Deus. "É algo muito importante para prevenir lesões", destaca.

"Durante a atividade física, as fibras musculares ficam contraídas. O alongamento após um treino ajuda estas fibras voltarem ao lugar", explica. Ou seja, se a pessoa se matar de tanto fazer musculação na academia e depois não alongar, é quase certeza que em breve ela vai ficar com os músculos "encurtados", sem flexibilidade.

Algumas dicas são essenciais para se ter um bom resultado. Começando pela respiração. Quando se respira fundo aumenta-se o relaxamento muscular. Ela deve ser lenta e profunda. Regularidade e relaxamento são ingredientes obrigatórios.

É importante tentar relaxar mesmo. É quase impossível fazer um alongamento eficaz quando se está tenso. Tudo deve ser feito lentamente. Movimentos rápidos e vigorosos desencadeiam o reflexo do estiramento, promovendo a contração muscular em vez do relaxamento.

Lembre-se de permanecer por 10 a 30 segundos na posição alongada. Apesar de não ser recomendável alongar até sentir dor, é importante manter cada posição alongada por tempo suficiente para os músculos realizarem as adaptações desejadas. Os especialistas afirmam que a maior parte dos benefícios são obtidos neste período. Devemos nos alongar diariamente ou pelo menos umas três vezes por semana, principalmente antes e após uma atividade física.

Quando a pressa falar muito alto, Ana Cristina dá alguns conselhos sobre quais as áreas do corpo que não devem ser deixadas para atrás. "Alongue os quadríceps (coxa). Alinhe os dois joelhos e dobre um deles, segurando com a mão", explica. "É preciso também alongar a parte posterior da coxa. Sentado, estenda as duas pernas no chão, com os joelhos bem esticados e tente encostar a ponta dos dedos nos pés", complementa. "Para alongar a panturrilha, apoie a ponta do pé em algum degrau e estique o joelho", diz.

Fonte: A Gazeta - Viva Bem/ MT http://www.educacaofisica.com.br/mostra_noticia.asp?id=2055&pchave=

Um comentário:

Anônimo disse...

Opa! Legal o seu site. Um jeito que eu curto para caramba alongar é com yoga. Você recomenda? Até cheguei a publicar algumas coisas em: http://saudavel.info/?page_id=4