domingo, setembro 10, 2006

CUIDADO

Malhar também vicia

Chocolate em excesso faz mal, bebida em excesso faz mal e - quem diria - malhar demais pode viciar e prejudicar a saúde. Calma, não precisa sair para comemorar essa notícia com a sua preguiça, lógico que atividade física faz muito bem obrigada! Mas algumas pessoas passam dos limites e adquirem um transtorno chamado vigorexia.

A terapeuta Silvana Martani, psicóloga da Clínica de Endocrinologia da Beneficência Portuguesa de São Paulo, explica que vigorexia é a dependência ou fixação por exercícios, que leva o indivíduo a praticar atividades físicas de maneira fanática, independente das conseqüências que este exagero possa causar ao seu corpo.

Eu malho muito porque...O médico do esporte, Dr. André Pedrinelli, explica que essa compulsão pode estar ligada a fatores fisiológicos: "Após a atividade física, o corpo libera um hormônio que traz a sensação de prazer, a endorfina. E como acontece com tudo que dá prazer, esse efeito também pode causar dependência".
Para a professora Teresa Isobe, a obsessão por um corpo perfeito é o principal fator do vício pelos exercícios físicos. "Algumas pessoas ficam obcecadas por romper limites e suportar" - explica.
A psicóloga Silvana Martani diz que os sintomas psicológicos também são muito graves: "Frustrados pela imagem idealizada, os viciados em academia passam a sofrer as conseqüências de sua compulsão, podendo apresentar crises de ansiedade, depressão, fobias, comportamentos repetidos (como se olhar no espelho seguidamente e medir a largura de seus músculos), entre outros problemas".

Vale tudo para ficar bonita?A modelo Amanda Figueiredo, de 20 anos, fica de 2 a 3 horas na academia de segunda a sábado. "De domingo eu ando no parque, para não perder o pique" – diz Amanda. Ela fazia muita musculação, mas teve que diminuir por causa de uma tendinite no joelho. "Eu confesso que exagerava, mas agora estou moderando". Amanda, que tem 1,75m e 52 quilos, já teve problemas como unhas quebradiças e queda de cabelo por causa do excesso de malhação. "Tive que tomar umas vitaminas e mudar a alimentação. Antes eu achava que valia tudo para ficar com o corpo bonito, agora caí na real" – diz a modelo.

Você precisa saber que:
. O desgaste excessivo do corpo pode levar, inclusive, ao envelhecimento precoce. A pele fica seca e sem vida, os cabelos, além de ficarem opacos, podem cair e as unhas quebram facilmente, explica a professora Teresa Isobe. . Quando as visitas à academia começam a atrapalhar a vida social e ficar um dia sem malhar chega a causar crises de abstinência, pode ser que você sofra de vigorexia. Procure ajuda psicológica. . Se os exercícios diários forem feitos de forma correta e acompanhados de uma alimentação balanceada, o hábito pode ser completamente saudável. Fazer exercícios é muito indicado, pois diminui o estresse e fortalece o corpo. . Cuidado com as lesões. Se as dores ocorridas em razão dos exercícios persistirem, procure um médico.

http://delas.ig.com.br/materias/363001-363500/363052/363052_1.html

Um comentário:

Anônimo disse...

oi André,
Quem me dera ficar viciada em malhar !!!!
Só assim faltava menos..rs
Porém a reportagem vale para aqueles que não querem fazer mais nada da vida.Tudo que é demais é prejudicial.
Denyse