domingo, setembro 30, 2007

7 PECADOS DA DIETA

Venho essa semana mais uma vez com mais uma dica de saúde!!!
Essa semana a REVISTA VEJA trás uma reportagem sobre os 7 PECADOS DA DIETA, passarei para vocês algumas dos tópicos abordados!!

7 PECADOS DA DIETA

Dez milhoes de pessoas fazem dieta para emagracer no brasil, mas elas só serão capazes de vencer o duelo contra a balança caso mudem radicalmente seus hábitos alimentares e sejam menos sedentárias.

Pesquisa realizada pelo instituto Synovate e pelo Hospital do coração de São Paulo.


1 – FAZER JEJUM !!!!!

Os brasileiro em dieta tem o habito de passar mais de 4 horas sem comer.
jejuns prolongados provocam no organismo uma reação de auto defesa: ele passa poupar energia – e por essa razão o metabolismo desacelera. Para a dieta há 3 consequências negativas. Primeira – corpo começa a gastar caloria num ritmo mais lento. Segunda – com a digestão demorada o organismo absorve uma porção maior de gordura. Terceira - as pessoa em jejum vão à mesa com avizez – e comem em media 30% mais do que as outras.
Consumir porções modestas a cada 3 horas, desta forma o corpo será capaz de queimar calorias a um ritmo pelo menos 10% maior.

2 – ABUSAR DE COMIDAS CONGELADAS!!!!!

Pessoa em dietas costumam fazer uma das refeições do dia à base desse tipo. Acham que desse modo exercem maior controle sobre a quantidade de calorias que estão ingerindo uma vez que ela aparece na embalagem.
O numero de calorias em geral e calculado com base numa fatia e raramente numa porção completa.
Limitar-se a pratos congelados cujo valor não ultrapasse 600 calorias e que contenham 5,6% de gordura saturada e nenhum tipo de trans.

3 – FAZER REGIME SEM SUPERVISÃO MÉDICA!!!!

As pessoas acabam comendo mais do que deviam – por pura desinformação
Os erros mais comuns: valor calórico dos alimentos (sempre subestimados) e na composição dos cardápios (sem o devido equilíbrio entre os nutrientes)
Sempre procurar o medico antes de submeter-se a períodos de privação à mesa. E evitar perdas drásticas na balança, processo em geral seguido de novo ganho peso.

4 – EXAGERAR NA CARNE VERMELHA!!!!!

90% das pessoas que fazem dieta comem carne vermelha pelo menos 4 vezes na semana – e em porções generosas. Esse consumo e o dobro do que recomenda a Organização Mundial da saúde (OMS).
As carnes vermelhas aparecem como as campeãs em gordura saturada e , no Brasil, são tipicamente consumidas fritas e boiando em molho. Por essa razão chegam à mesa com 450 calorias, 3 vezes mais do que as de um bife grelhado.
Por sua concentraáo de aminoácidos, a carne vermelha ajuda a acelerar o metabolismo e a queimar calorias como nenhuma outra. Portanto deve constar na dieta, sim, mas na dose certa. Leia-se: 400 gramas por semana ( ou três bifes médios)

5- FUGIR DE LEGUME VERDURAS E FRUTAS!!!!

Grande parte das pessoas não consomem esses tipos de alimentos.
O organismo sem eles certamente carecerá de fibras solúveis. Elas contribuem para o emagrecimento em duas frentes: diminuem a absorção do açúcar pelo organismo e conferem sensação de saciedade por mais tempo – à base de poucas calorias.
Comer 4 porções desses alimentos por dia. De todos avite apenas milho e batata, campeões em calorias.

6 – COMER FRITURAR ALÉM DA CONTA!!!!

85% das pessoas que tentam emagrecer comem alimentos fritos pelo menos 4 vezes na semana.
As gordura predominantes nas frituras (saturadas e trans) são de altíssimo valor calórico – 9 calorias por grama, o dobro do que contém o açúcar. Outro problema é que, como elas demoram a ser digeridas, provocam lentidão no metabolismo. De novo, o corpo queima calorias em ritmo menos acelerado.
Trocar frituras por assados, que tem em media um terço das calorias. se vez em outra optar por um alimento frito, prefira prepará-lo em óleo de canola. É tão calórico quanto os demais, mas tem a vantagem de concentrar menos gordura saturadas.

7 – FAZER ATIVIDADE FÍSICA


Metade dos brasileiros que fazem dieta não pratica nenhum tipo de exercício físico.


REVISTA VEJA: Edição 2028 – 3 de outubro de 2007

Um comentário:

Arte de Aprender disse...

ótimas suas dicas !! muito legal mesmo.