Como prevenir a hipertensão?
Para prevenir e tratar a maioria dos casos leves e moderados da hipertensão arterial preciso mudar alguns hábitos do dia-a-dia:
- Diminuir o sal na alimentação;
- Substituir os alimentos gordurosos por alimentos saudáveis, como as frutas, legumes, verduras, grãos e carnes brancas (peixe e frango);
- Eliminar o fumo;
- Limitar o consumo de bebidas alcoólicas;
- Praticar sempre exercícios físicos adequados a saúde do indivíduo.
Pelo fato da hipertensão ser dependente de muitas causas, implicar vários fatores, atingir tantas pessoas e, na maioria das vezes, passar desapercebida, o sucesso das medidas preventivas e corretivas poderá ter um resultado mais eficiente se acompanhado por uma boa equipe de profissionais de saúde empenhada nas ações de prevenção e controle.
Assim, ao nível dos centros e postos de saúde, têm igual importância tanto o médico quanto a enfermeira, o nutricionista e o psicólogo; a assistente social e o instrutor de educação física; o farmacêutico e os agentes comunitários.
Atividades em grupo, tais como reuniões periódicas com pacientes e grupos de risco e outros programas comunitários, envolvendo profissionais das várias especialidades, têm se mostrado altamente eficazes na prevenção e controle da patologia.
A hipertensão arterial pode ser tratada com ou sem medicamentos, cuja escolha, sempre por recomendação médica, dependerá do estudo minucioso de cada caso.
Tratamento medicamentosos
Após estudar cuidadosamente cada paciente, o médico pode recomendar o uso de drogas como diuréticos e vasodilatadores - as quais sempre estarão associadas com as medidas não-medicamentosas que ajudarão a controlar a doença hipertensiva.
Tratamento não medicamentosos
Geralmente, recomenda-se a redução do peso corporal e da ingestão de sal; o aumento da ingestão de potássio; a redução ou o abandono das bebidas alcoólicas; o abandono do tabagismo; o controle do colesterol e do diabetes; as medidas para evitar o estresse e a irritação e, finalmente, evitar o uso de drogas que possam elevar a pressão arterial.
Fonte: Ministério da Saúde www.saude.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário