domingo, janeiro 21, 2007

Aprenda a identificar e aliviar as dores causadas pelo estrsse

Essa semana estou mandando uma matéria sobre dor, mas a dica mais importante é que quando estiver sentindo dor não treine, não forçe o que vocês por muitas vezes não sabem a causa. É melhor ficar alguns dias se recuperando, pois você não irá perder tudo que adquiriu com o tempo dedicado à muita malhação,do que forçar e ter uma lesão e ser obrigado a ficar por um período afastado da academia.Pense bem e procure um profissional capacitado seja ele,médico,acupunturista,fisioterapeuta, ou massoterapeuta para ajudá-lo e orientá-lo.

Aprenda a identificar e aliviar as dores causadas pelo estrsse

Porto Alegre - Mais conhecida como a dor causada pelo estresse, a tensão muscular pode ocorrer em todo o corpo e tem causas e tratamentos variados. Apesar do nome Síndrome Dolorosa Miofascial (SDM), a compressão dos músculos é um problema mais comum do que se possa imaginar. Em Porto Alegre, uma pesquisa do International Stress Management Association no Brasil (Isma-BR) revelou que quase 90% das pessoas sofrem do mal - ou nove entre 10 pessoas.

Além de fatores emocionais, a tensão muscular pode ser causada por má postura, exercícios físicos incorretos ou problemas ortopédicos. Em qualquer um dos casos, a primeira atitude a ser tomada é procurar um médico. Devido aos sintomas, semelhantes a outras doenças, a síndrome nem sempre é diagnosticada corretamente. Se combatida no início, a cura é simples, mas, caso se torne crônica, o processo pode ser demorado.

- Ela é facilmente confundida com bursite, tendinite e doenças reumáticas. Por isso, é importante a consulta a um especialista - afirma a reumatologista e acupunturista Nina Rosa de Menezes.

Uma das queixas mais comuns de tensionamento é aquela na região entre a cabeça e os ombros, efeito do estresse e da sobrecarga no trabalho. A dor afeta a coluna cervical, a região lombar e a cintura escapular.

Inconscientemente, a pessoa afunda a cabeça e ergue os ombros, enrijecendo o pescoço e causando uma dor que se irradia por outras partes do corpo. Esse tensionamento pode ocasionar dores de cabeça e ser um dos efeitos do bruxismo (ranger de dentes).

Pesquisa do Isma

Alguma dor relacionada à tensão muscular
2004 - 86%
2005 - 89%

Dores na região dos ombros
2004 - 48%
2005 - 52%

DicasPara evitar tensões:

Cuidar da postura.
Praticar atividade física regular e orientada.
Aliviar o estresse no trabalho.
Procurar fazer atividades de lazer e relaxamento.
Cuidar do sono e da alimentação.
Respiração abdominal (respirar profundamente, como se estivesse enchendo um balão, envolvendo os músculos diafragmáticos).
Relaxamento muscular (exercício diário de tensionar e relaxar os músculos).

Onde mais dói

A tensão pode ocorrer em qualquer músculo do corpo, mas os mais comuns são: Coluna cervical, Cintura escapular, Região lombar, Glúteo, Panturrilha.

http://www.educacaofisica.com.br/mostra_noticia.asp?id=2464&origem=boletim

domingo, janeiro 07, 2007

JUMP

Jump fit: ginástica contra celulite

Nova onda nas academias, o minitrampolim promete acabar com os temidos furinhos e queimar até 500 calorias por aula.

O jump fit tem tudo para ser a sensação nas academias de todo o país. Além de ser uma aula divertida e relaxante (os exercícios aeróbicos são praticados sobre um minitrampolim elástico individual), promete, entre outros efeitos, pôr fim na celulite. Isso porque o movimento de vaivém sobre o trampolim individual promove uma espécie de drenagem linfática nas pernas e no bumbum.

» Benefícios do jump fit

"Com a contração periférica nos músculos dos membros inferiores, a circulação é estimulada e, com isso, ocorre a troca de nutrientes e a excreção de substâncias nocivas responsáveis pelo aparecimento da celulite", explica a professora de educação física paulista Cida Conti, criadora da aula.

Redução das calorias

Não bastasse conquistar uma pele mais lisinha e livre dos temidos furinhos tipo casca de laranja, o praticante do jump fit emagrece. Durante os 45 minutos são queimadas cerca de 500 calorias.

Os saltos constantes também fortalecem os tecidos ósseos e a musculatura das pernas

referência: http://beleza.terra.com.br/mulher/interna/0,,OI1121640-EI7609,00.html